Minha filha tem 5 anos e cisto tireoglosso. É preciso cirurgia ou não? Até quando posso perceber a necessidade de uma intervenção cirúrgica?

  • O cisto do ducto tireoglosso é uma malformação do fechamento do caminho de "descida" da tireoide para posição cervical no período embrionário. Uma vez diagnosticado, o referido cisto deve ser retirado, incluindo todo o seu trajeto, evitando possíveis infecções locais, formação de abscesso, fistulização e possível formação de neoplasias (tumores malignos), apesar de raros relatos, no futuro.

    Dr. Rodrigo Pinheiro de Abreu Miranda
    Cirurgia Pediátrica
    Taguatinga / DF
  • Desde que diagnosticado, o cisto tireoglosso pode e deve ser operado.

    Dr. Genildo Machado Lira
    Administração em Saúde
    Cirurgia Pediátrica
    Recife / PE
  • Sim, precisa de cirurgia e quanto mais nova melhor.

    Dr. Paulo Cesar da Costa Monteiro
    Cirurgia Pediátrica
    Rio de Janeiro / RJ