Boa noite, operei hérnia inguinal direita por duas vezes, por método aberto (sem resultado positivo). Posso operar novamente por outro método e colocar tela? Obrigado.

  • Boa tarde! Quando temos recidiva em cirurgia de hérnia inguinal, o ideal é que a reoperação seja por via diferente da primeira cirurgia, pois o local de colocação da tela é diferente. Em casos como o seu, a abordagem preferencial é por vídeo, com a colocação da tela em espaço pré-peritonial. Diversos estudos mostrando resultados significativamente melhores em comparação com abordagem convencional. Boa sorte!

    Dr. Vinícius Pena Coutinho
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Bariátrica
    Porto Alegre / RS
  • Tanto pode operar aberto ou por vídeo.

    Dr. Paulo Mauricio Guedes Lobo
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Manaus / AM
  • Sim. O procedimento pode ser realizado quantas vezes for necessário. Por via laparoscópica ou robótica seria um pouco mais fácil. E a colocação de tela seria imprescindível. Você deve procurar um cirurgião ou um serviço que faça por essa via.

    Dr. Luiz Alberto Danon
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Você não citou aqui sua idade, eu sou cirurgiã pediátrica, mas se houve recidiva o problema necessita ser corrigido. Busque um profissional para após exame físico e avaliação lhe explicar o que será necessário realizar. Poderá necessitar de tela sim.

    Drª. Celia Maria Meira de Britto
    Cirurgia Pediátrica
    Salvador / BA