Tenho endometriose profunda. Se tirar um ovário, útero e colo e deixar somente um ovário, não entra na menopausa?

  • Olá, se ficar só com um ovário, ele que vai produzir os hormônios, lembrando que só os ovários produzem hormônios nesses órgãos citados, útero e trompas não produzem hormônios sexuais, mesmo com um ovário você também não vai entrar em uma menopausa precoce por isso, o ovário que ficar fará essa produção hormonal normalmente, não se preocupe.

    Dr. Gustavo Müller Justen
    Ginecologia e Obstetrícia
    Recife / PE
  • Olá, tudo bem. Não necessariamente, existe um percentual pequeno de mulheres que entram com falência ovariana do ovário "ficante". Normalmente, a paciente continua com dosagem hormonal normal.

    Drª. Simone Bousfield Prates
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Ginecologia E Obstetrícia
    Florianópolis / SC