Meu filho está com dor nas pernas e me disseram que é dor neuropática. Já tomou vários remédios para dor. Não adiantou nada e ele continua com essa dor. Ele está desesperado. Em qual médico devo levá-lo? Fui no neuro e ele disse que a dor é da alma.

  • Varias das respostas postadas aqui estão corretas, mas pode haver informação a ser complementada. O diagnóstico de dor neuropatica é simples e é clinico, realizado pelo médico, não por exames. Caso haja uma causa de base passível de ser tratada, deve ser tratada, mas muitos pacientes com dor neuropática vão manter as dores mesmo tratando-se a doença de base. Ja que é uma dor neuropática, há mudanças no sistema nervoso, que fazem com que a dor perdure, independente da doença que a deflagrou. Senão, não seria dor neuropatica, mas dor nociceptiva.
    Se realmente é dor neuropática, se é refratária a medicamentos - como a Sra. já mencionou, existe tratamento cirúrgico - como já mencionado por colega aqui.
    Ele precisa consultar um médico com experiência e boa formação em Neurocirurgia Funcional - que é a especialidade que trata dos casos refratários. E, sim, existe tratamento e dores neuropáticas podem melhorar significativamente com estes tratamentos implementados por um bom Neurocirurgião Funcional.

    • Drª. Katryn Martins Ribeiro
    • Dr. Henrique Pergo Chilante
    Dr. Nevair Gallani
    Neurocirurgia
    Campinas / SP
  • O primeiro passo é uma investigação extensa para se descobrir o diagnóstico. Caso seja realmente dor neuropática, há uma série de tratamentos medicamentosos e até cirúrgicos que podem ajudar.

    • Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    • Dr. Henrique Pergo Chilante
  • Precisa ir ao neurologista e fazer exames para diagnóstico e tratamento corretos. Caso seja uma polineuropatia, ou seja, uma doença nos nervos, há tratamento específico. Analgésicos comuns não vão tratar o problema.

  • Procure outro neurologista. Também é necessário saber se as dores são realmente neuropáticas. Mas um bom neurologista poderá confirmar ou descartar o diagnóstico.

    • Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    Dr. Alaor Miguel
    Clínica Médica
    Psiquiatria
    Anápolis / GO
  • Lamento a resposta que você disse ter recebido de um profissional, pois não houve qualquer direcionamento. Procure outro Médico para que este possa investigar e encaminhar o tratamento, até mesmo encaminhando para tratamento multidisciplinar.

    Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    Homeopatia
    Psiquiatria
    Niterói / RJ
  • Existe dor nas pernas em crianças de 10 a 14 anos que se chama dor do crescimento. Se for o caso, tome apenas analgésico.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Sugiro uma avaliação minuciosa para ver se pode estar relacionado à deficiência de nutrientes também. Sugiro um nutrólogo ou médico com abordagem mais integrativa.

    Drª. Katryn Martins Ribeiro
    Clínica Médica
    Nutrologia
    São Paulo / SP
  • Se for alguma neuropatia, analgésicos não vão curar, mas apenas amenizar enquanto fizerem efeito (por algumas horas). Na minha opinião, é interessante buscar fazer um tratamento holístico concomitante, por exemplo: homeopatia, acupuntura, EFT, para tratar também causas emocionais mais profundas.

    Drª. Teresa Cristina Muniz Queiroz Martins
    Clínica Médica
    Homeopatia
    Uberlândia / MG