Dor no canal da uretra.

  • Dor uretral mais comumente é Infecção do trato urinário, por cistite ou mesmo blenorragia (sexualmente transmissível) ou até por doença de próstata nos mais idosos, podendo também ser por cálculo renal. Busque por avaliação médica local, onde possa fazer inicialmente um EPU (exame de urina) para avaliar presença de infecção ou sangue.

    • Drª. Celia Regina Barollo
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Medicina de Família E Comunidade
    Psiquiatria
    Sinop / MT
  • Olá, a dor no canal da uretra pode ser apenas uma irritação sem gravidade ou um sinal de uma infecção urinária, incluindo até a possibilidade de uma doença sexualmente transmissível. De qualquer modo, é melhor consultar um médico.

    • Drª. Celia Regina Barollo
    Dr. Paulo Venturelli
    Homeopatia
    Curitiba / PR
  • Você deve procurar um clínico geral ou um urologista para realizar exame de urina.

    Drª. Celia Regina Barollo
    Homeopatia
    São Paulo / SP
  • A disúria abrange uma data de sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato genitourinário. Entre os sintomas englobados no termo disúria, estão dor, ardência, pontada, queimação, desconforto e sensação de peso ao urinar.

    Esses sintomas podem ser causados principalmente por inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, mas também podem ser motivados por inflamações em próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero.

    Podem causar disúria:
    Infecção do trato urinário é a causa mais comum. Cistite, na bexiga, ou pielonefrite, nos rins, e é causada por bactérias. Cálculo renal pode causar dor ao urinar quando a pedra passa pela uretra. Uretrite é a inflamação da uretra e normalmente também é causada por bactérias. Irritação da uretra por produtos químicos também pode causar dor. Epididimite, a inflamação do epidídimo, pode ser dolorosa também. Vulvovaginite é a infecção da vagina, que pode ser causada por bactéria, fungo ou protozoário.

    Não é recomendado o uso de remédios para controle de sintomas sem prescrição médica, como Pyridium® (fenazopiridina), pois este mascara o desconforto e pode atrasar o tratamento adequado. O tratamento mais adequado deve ser prescrito por médico, após diagnosticada a causa do sintoma.

    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE