Existe alimentação adequada que possa amenizar os sintomas do reumatismo?

  • Existe sim! Alimentos de origem vegetal, tais como verduras, legumes e frutas, são muito benéficos quando incluídos na dieta, pois tendem a diminuir a necessidade e, por conseguinte, o consumo de alimentos de origem animal, sendo que isso é válido particularmente para o caso de reumatismo pelo aumento do ácido úrico. Porém, de qualquer modo, a presença desses alimentos vegetais na dieta auxiliam ao bom equilíbrio orgânico e melhoram o funcionamento das articulações, o que deste modo, pode aliviar os sintomas de diversos tipos de reumatismo, incluindo a fibromialgia.

    Dr. Paulo Venturelli
    Homeopatia
    Curitiba / PR
  • Procure uma alimentação saudável, verduras, legumes, frutas. Evite o máximo sal, açúcar e gordura.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Reumatismo é um termo genérico para designar toda causa de dor aguda ou crônica que acomete as articulações e músculos, pode ser autoimune, degenerativo, metabólico, etc. e a melhor forma de abordagem é você consultar seu médico de confiança para te orientar e prescrever o tratamento mais adequado, baseado na causa, porém, de um modo geral, a dieta não faz parte do tratamento, que é multidisciplinar incluindo medicamentos, exercícios, etc.

    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Clínica Médica
    Hematologia E Hemoterapia
    Patos de Minas / MG
  • Através da avaliação correta existe sim a possibilidade de tratar a causa, incluindo ainda a orientação alimentar correta.

    Dr. Clement Hajian
    Acupuntura Médica
    Homeopatia