TENHO 83 ANOS, SOU MULHER. TENHO NA COLUNA LOMBAR, ARTROSE, ARTRITE, ESCOLIOSE E OSTEOPOROSE. DORES HORRÍVEIS. NENHUM TRATAMENTO FUNCIONOU. DESEJO SABER SE A NEUROCIRURGIA NÃO INVASIVA, PODE ME AJUDAR.

  • Inicialmente é possível realizar readaptação postural com fisioterapia, RPG, Pilates, Hidroterapia.
    Alívio analgésico com acupuntura, medicações.
    Numa segunda fase é possível avaliar possível infiltração facetária e posteriormente outros tratamentos intervencionistas antes da possibilidade de cirurgia.
    Cada cirurgia deve ser indicada com cautela e cada caso depende muito da estrutura da coluna, da doença e doenças associadas, incluindo até sua profissão para decidir o melhor tratamento.

    Dr. Renato Kishi
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Rio Claro / SP
    Marcar consulta
  • Sim, nos casos que realmente são refratários - 'nenhum tratamento funcionou' - inclusive cirurgias prévias na coluna, a Neurocirurgia pode ajudar.

    Nao é 'nao-invasiva'. É 'minimamente invasiva', através do implante de eletrodos, ligados a um gerador semelhante a um marca-passo, implantados sob a pele.

    A cirurgia é feita sob anestesia local. Chama-se 'Estimulaçao medular'. Existe no SUS, e todos os Convênios cobrem 100% dos custos (o paciente nunca precisa pagar nada) pois é um procedimento incluido no Rol de Cobertura Obrigatoria da ANS (Agencia Nacional de Saude Suplementar).

    Dr. Nevair Gallani
    Neurocirurgia
    Campinas / SP