Doença de Parkinson

Descrição

Doença neurológica degenerativa progressiva, caracterizada por TREMOR, que se torna máximo durante o repouso, retropulsão (i.e., tendência em cair para trás), rigidez, postura estática, lentidão dos movimentos voluntários e uma expressão facial semelhante a uma máscara. Entre os sinais patológicos estão perda de neurônios contendo melanina na substância negra e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico. Os CORPOS DE LEWY estão presentes na substância negra e Locus Cerúleo, mas também podem ser encontrados em condição relacionada (DOENÇA POR CORPOS DE LEWY difusa), caracterizada por demência combinada com graus variados de parkinsonismo. (Tradução livre do original

Também conhecido como

Mal de Parkinson - Paralisia Agitante - Doença de Parkinson Idiopática - Doença de Parkinson com Corpos de Lewy - Parkinsonismo Primário

Ver mais

Perguntas respondidas

Bom dia! Existe método de cura com ultrassom para Parkinson?
  • Olá, cura infelizmente ainda não existe para a doença de Parkinson. No entanto, temos tido evolução crescente nas medicações e métodos cirúrgicos. O tratamento por ultrassom focado de alta intensidade é uma das opções mais atuais com indicação para tratamento do tremor essencial e tremor parkinsoniano. Por enquanto, a terapia ainda não está homologada para tratamento de outros sintomas da doença além do tremor, mas temos uma grande perspectiva de aumento das possibilidades de uso do ultrassom terapêutico. No Brasil, esse sistema está em fase de implantação, mas ainda não temos aparelhos em uso nos hospitais.

  • Bom dia, todos os métodos que causam lesão no cérebro (radiofrequência, ultrassom de alta intensidade) não curam a doença de Parkinson, amenizam os efeitos motores (temor, rigidez), mas por um período de no máximo 5 anos, com a volta dos sintomas progressivamente, pois isso, hoje essas técnicas são mais aconselhadas a pacientes muito idosos ou com problemas de saúde que impossibilitem o implante de eletrodos cerebrais, a qual é a técnica com efeitos duradouros.

    Dr. Marcos Antonio Dias
    Dor
    Neurocirurgia
    Londrina / PR
  • Desconheço.

    Drª. Ingrid Marcela Gomes Silva
    Geriatria
    Nutrologia
    São Mateus / ES
Meu esposo de 60 anos começou a ficar lento, comer devagar, mancar e mexer com as mãos no punho. O que será?
  • Olá, bom dia. Procure um médico da família para avaliação. É necessário uma avaliação do quadro clínico do paciente e um exame do estado mental para ajudar a descartar demências. Algumas doenças orgânicas como hipotireoidismo, doença de Parkinson tem que ser descartadas.

    Drª. Ariane Silveira Lopes
    Medicina de Família E Comunidade
    Brasília / DF
Onde tem uma associação ou grupo de pacientes de parkinson?
  • A Associação Brasil Parkinson está disponível em site e Instagram.
    Na Associação Brasil Parkinson você encontrará e-books, guias para cuidadores e manuais sobre os direitos do paciente parkinsoniano.
    Neste ínterim, sugiro procurar um Neurologista ou um Geriatra, para acompanhar sua doença (ou de seu familiar).

    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Geriatria
    Medicina de Família e Comunidade
    Jaraguá do Sul / SC
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br