Bom dia, estou assustada. Minha filha de 12 anos está com Doença de Charcot-Marie-Tooth. Li várias coisas na internet como pessoas com essa doença usam cadeira de roda, essa doença causa morte. Alguém me dá uma luz, por favor?

  • Olá, a neuropatia de Charcot-Marie-Tooth representa na verdade um grande grupo de doenças que são neuropatias periféricas de causa genética. Em geral elas apresentam um curso lentamente progressivo, no entanto, como é um grande grupo de doenças, existe variação entre os diferentes tipos e também entre pessoas diferentes, então não é possível generalizar. Para mais informações, é importante conversar com o(a) médico(a) geneticista que a acompanha e buscar informações sobre o subtipo específico que ela apresenta.

    Drª. Bibiana Mello de Oliveira
    Genética Médica
    Porto Alegre / RS
  • Geralmente, nestes casos, o neuropediatra também poderá dar maiores informações.

    Drª. Helena Maria Guimarães Pimentel Santos
    Genética Médica
    Salvador / BA
  • Boa tarde. Já passou com um médico Fisiatra? O mais importante é avaliar a funcionalidade de cada paciente de forma individualizada e traçar a melhor abordagem de tratamento de acordo com as queixas de cada fase específica da doença.

    Drª. Bruna Mello Luiz
    Medicina Física e Reabilitação