Sofro de insônia há muito tempo e trato de depressão desde 2006. Uso cloxazolan entre outros. Há alguma chance de deixar de usar antidepressivos ou o medicamento para dormir? Até onde esses medicamentos influenciarão em outras áreas de minha saúde?

  • O cloxazolan é um benzodiazepínico, remédio tarja preta, pode causar problemas de memória e déficit de atenção, sonolência. Fale com seu médico para ver a possibilidade de troca desta medicação por outra que não cause dependência.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A insônia se caracteriza não, necessariamente, pelo tempo dormido, porém por uma insatisfação com o sono: a pessoa com insônia, no dia seguinte, se sente fatigada e, por vezes, sonolenta.

    Existem vários tipos de insônia: as pessoas podem ter dificuldades para adormecer, podem acordar várias vezes durante a noite (acordar uma vez é considerado normal) ou acordar muito mais cedo do que na época em que não tinham insônia.

    Há muitas causas de insônia, sendo uma delas a depressão.

    Normalmente, não devem ser usadas medicações benzodiazepínicas ("faixa preta") para dormir, pois causam incoordenação motora e quedas, problemas de memória e aprendizado. Em alguns casos, nas horas após o uso dos benzodiazepínicos, a pessoa comete atos dos quais não se lembra, mais tarde. Estes atos podem ser simples "assaltos à geladeira" até transações comerciais e mesmo crimes. Quando usadas, as medicações para insônia não devem ser ingeridas por mais que duas semanas, continuamente.

    É importante lembrar que as assim chamadas "drogas Z" (zolpidem e zopiclone, no Brasil) também tem efeitos semelhantes aos benzodiazepínicos e, apesar de alguns médicos as prescreverem achando que são inofensivas, isto não é verdade.

    Quando uma pessoa tem depressão, esta deve ser tratada e, muitas vezes, o sono melhora com o tratamento, se este for bem sucedido. Por vezes, podem ser usadas medicações antidepressivas sedativas, que ajudam a dormir. Entretanto, como ocorre com frequência quando se usam medicações para dormir, a médio e longo prazo, este efeito de sedação vai diminuindo e, se a causa da insônia não for tratada, ela voltará.

    Se não houver nenhuma causa determinada (após consultas e exames médicos, logicamente), a insônia pode ser tratada com técnicas de higiene do sono:

    MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

    1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

    2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

    3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana.

    4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

    5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

    6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

    7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

    8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

    9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

    10. Não tirar cochilos durante o dia.

    A depressão, de modo geral, não deve ser tratada sem medicamentos. Os tratamentos medicamentosos são, em geral, bem sucedidos, levando a um controle total ou, pelo menos, a uma melhora importante. Além disto, não causam dependência (precisam ser tomados a longo prazo não devido a uma dependência, porém ao fato de que a depressão, geralmente, não pode ser curada, mas apenas controlada - assim como a maioria das doenças, tais como diabetes ou pressão alta). Os prejuízos causados pelos antidepressivos, a curto prazo, quando ocorrem, geralmente não são graves, mesmo que incômodos. A longo prazo, ainda é discutível se causam algum prejuízo e, certamente, seus benefícios são maiores que seus riscos.

    Em alguns casos mais leves, a terapia cognitivo-comportamental pode dispensar o tratamento medicamentoso. Ela também pode ser associada ao tratamento medicamentoso.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Além de procurar seu médico para avaliar a sua medicação, seria interessante a prática de exercícios físicos diários, até para controlar a capacidade cardiovascular, como também aliviar o estresse que pode estar sendo mais forte que a medicação.

    Drª. Andréa Potter
    Clínica Médica
    Iguaba Grande / RJ