Sinto os olhos pesados e percebi que meu cérebro fica funcionando. Durmo e acordo com sono, parece que passei a noite acordada, me sinto cansada com isso. O que fazer? Fico irritada, pois se me sento já fico sonolenta.

  • A insônia é caracterizada por dificuldade para iniciar ou para manter o sono. Também pode se expressar por curta duração do sono ou não ser reparador. É capaz, por consequência, de reduzir a concentração, a atenção e a memória. São variadas as possíveis causas, incluindo desordens clínicas e mentais, dentre elas doenças pulmonares, articulares, neurológicas, digestivas, urinárias e depressão. Ainda, insônia pode ser um efeito colateral de determinados medicamentos. Ambiente inadequado para dormir, com barulho excessivo, temperatura desregulada ou muita claridade, podem dificultar o sono. Uma vez compreendidas as causas, é possível instituir um tratamento medicamentoso, aliado a mudanças de estilo de vida, como regular o horário de dormir, evitar ingerir bebidas alcoólicas e cafeína no período da tarde e diminuir os cochilos durante o dia. Não fumar e dar preferência a refeições leves ao jantar também são recomendados. Restringir o tempo de permanência na cama pode melhorar a eficácia do sono. Para que o tratamento seja efetivo, um profissional habilitado poderá avaliar o distúrbio do sono e as condições patológicas associadas. A administração de medicamentos ao insone deve ser sempre individualizada, considerando o tipo de insônia e sua causa.

    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE
  • Neste caso é bom tomar um sonífero. O sono é muito importante para a nossa saúde.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Só baseado no texto, sugiro que, além de uma consulta mais precisa, os medicamentos hipnóticos, sem ser benzodiazepínicos, seriam indicados; os antidepressivos hipnóticos, trazodona, mirtazapina, amitryptilina, seriam muito bem aceitos, pois poderiam ajudar em "algo" mascarado e os AD não fariam nenhum mal, só ajuda. o amitrypilina faz ganhar peso. Feche a boca.

    Dr. Ubiratan de Magalhães Barbalho
    Psiquiatria
    Cuiabá / MT
  • Sugiro que você agende uma consulta com um psiquiatra para uma melhor avaliação dos seus sintomas. O seu sono parece estar com uma qualidade ruim, o que está impactando o seu dia-a-dia. É necessário investigar as possíveis causas da má qualidade do seu sono. A insônia é sintoma de alguns transtornos mentais, por isso é importante a avaliação psiquiátrica.

    Drª. Luciana Bernal
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Jataí / GO
  • A insônia é um problema comum e tem tratamento com algumas medicações específicas. Procure um psiquiatra ou Neurologista para um tratamento especializado ou médico especializado em Medicina do Sono.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência