Boa noite, tenho 61 anos. Sofro de condromalácia patelar de grau 1. Já fiz 18 sessões de fisioterapia (gelo, calor, ultrassom) porém piorei, pois não estou conseguindo andar por forte dor na parte inferior das pernas. O que faço?

  • Boa tarde. A artrose femoropatelar é muito comum com o decorrer dos anos e vários fatores além da idade são desencadeadores ou agravantes desta patologia. É muito importante saber que além dos meios físicos utilizados na sua fisioterapia que exercícios próprios para alongamento e fortalecimento dos grupos musculares anterior, posterior e mediais das coxas e pernas são muito importantes para o equilíbrio e redução da dor, bem como evitar atividades que piorem a dor como subir e descer escadas, ajoelhar-se entre outras atividades como pedalar bicicletas (caso opte por andar de bicicleta há coisas importantes a saber para não piorar suas condições). Ainda há que ser investigado, além dos músculos, outras causas de dor na parte inferior das pernas que podem ter ou não relação com radiculopatia ou outras patologias (vasculares) entre outras. Seu médico, após exame físico detalhado, poderá lhe orientar melhor. Ótima semana.

     Edisneida Thomasi
    Medicina Física E Reabilitação
    Porto Alegre / RS