Artrite Reumatóide

Descrição

Uma doença sistêmica crônica, principalmente das articulações, marcada por mudanças inflamatórias nas membranas sinoviais e estruturas articulares, degeneração fibrinóide ampla das fibras do colágeno em tecidos mesenquimais e pela atrofia e rarefação de estruturas ósseas. A etiologia é desconhecida mas mecanismos autoimunes têm sido implicados.

Ver mais

Perguntas respondidas

A artrite reumatoide pode ser tratada com a homeopatia?
  • Procure um especialista (Reumatologista) antes de iniciar a homeopatia.

    Drª. Maria Edith Marinho Lutz Vidigal
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
  • Não.

    Dr. Eduardo Parreira de Bessa
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Ceres / GO
  • A artrite reumatoide é uma doença autoimune e, por isto, precisa ser tratada com medicações mais agressivas, que são os imunossupressores. Logo, não deve ser tratada através da homeopatia.

    Drª. Dayana de Azevedo Batista Gomes
    Reumatologia
    Rio das Ostras / RJ
Em2008, descobri as dores q sentia era AR. Exame: FR 101UI/ML. Fiz ttm. c/M.T.X HCU,SS,CICLOSPORINA,AZATIOPRINA, pouco resultado. Em 2012, FR 58,50UI/ml usando ADALIMUMAB, atual uso MABTERA2d500houve melhora as incho/dó/rigidez; FR hj 22UI, desânimo.
  • Boa noite, os níveis de fator reumatoide não guardam relação com atividade da doença e resposta ao tratamento, o fator reumatoide só é utilizado para o diagnóstico, assim não há motivo para ficar repetindo o fator reumatoide e se preocupar com seus níveis.

    Dr. Luciano Junqueira Guimaraes
    Reumatologia
    Reumatologia Pediátrica
    Brasília / DF
  • Você não precisa se preocupar muito com o valor do fator reumatoide, o mais importante é a melhora clínica. Se caso a melhora dos sinais e sintomas não estiver satisfatória, procure outro tipo de tratamento, com visão holística, como homeopatia, acupuntura, medicina ayurvédica, EFT, que buscam equilibrar a energia vital do organismo, com o objetivo de curar, de dentro para fora. Os recursos da medicina alopática são muito agressivos (medicamentos imunossupressores, que agridem todo o organismo e não curam).

    Drª. Teresa Cristina Muniz Queiroz Martins
    Clínica Médica
    Homeopatia
    Uberlândia / MG
  • Não consegui entender a tua queixa.

    Dr. Ronaldo Nunes Godinho
    Reumatologia
    Bagé / RS
Quais são os exames necessários para o diagnóstico? Um ortopedista tem condições de saber e diagnosticar a doença?
  • anti ccp

    Dr. Horacio Saldanha de Arruda Falcao
    Clínica Médica
    Nefrologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • A história é mais importante do que os exames! Os exames de laboratório e RX complementam o diagnóstico. Qualquer médico pode fazer o diagnóstico, mas uma vez feito esse diagnóstico você deve ser encaminhada para um reumatologista que é o médico certo para tratar e acompanhar essa doença.

    Dr. Ronaldo Nunes Godinho
    Reumatologia
    Bagé / RS
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br