Existe medicação para inibir o desejo pelo álcool?

  • Olá! Existem como medicamentos sedativos, vitaminas e medicações para o alcoolismo que um profissional pode prescrever, mas sugiro terapias individuais ou até mesmo terapias familiares como acompanhamento. É importante frisar que, além dos remédios, deve haver acompanhamento de psicoterapia também.

  • Há duas medicações que podem ter este efeito: a naltrexona, que diminui o efeito reforçador do álcool (falando de modo simplista, diminui o prazer do consumo) e o acamprosato, que diminui a "fissura" (desejo intenso) pelo álcool. Uma terceira medicação, o dissulfiram, também pode inibir o consumo, mas não atua através de "inibir o desejo", porém através da aversão: se uma pessoa beber, durante seu uso, sente-se extremamente mal e, para evitar este mal-estar, evita a bebida.

    • Drª. Mara Rubano Pompeo
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Existem medicamentos.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Uma medicação bem acessível a população em geral, a qual utilizo em meus pacientes, que são usuários de bebida alcóolica e/ou drogas ilícitas, que ajuda a controlar a vontade e a busca pelas substâncias, é a Carbamazepina de 200mg 2x ao dia (12 em 12 horas). Logicamente, que deverá ser feito tratamento com psiquiatra, já que a receita é controlada e o tratamento sempre multidisciplinar, com psicoterapia.

    Drª. Mara Rubano Pompeo
    Psiquiatria
    Medicina do Sono
    Barueri / SP
  • Sim. Naltrexone e Topiramato podem ajudar nisso.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sim, existem medicamentos que podem ser prescritos por profissionais de saúde para ajudar a inibir o desejo pelo álcool e auxiliar no tratamento da dependência do álcool.

    É importante notar que o uso de medicamentos deve ser parte de um plano de tratamento abrangente que pode incluir terapia, aconselhamento e apoio social. O tratamento da dependência de álcool é individualizado, e um médico ou profissional de saúde especializado pode determinar qual abordagem e medicamentos são mais adequados para cada pessoa com base em sua situação específica. Além disso, é fundamental que qualquer medicamento seja utilizado sob supervisão médica, uma vez que pode haver efeitos colaterais e interações medicamentosas a considerar.

    Drª. Carolina Melo
    Psicanalista