Preciso saber como fazer para tratamento de acatisia por medicamento?

  • A acatisia pode ser induzida por vários tipos de medicação, mas o mais comum é que seja desencadeada por medicações antipsicóticas ("neurolépticos").

    Existem vários tratamentos: os mais comuns são os benzodiazepínicos (aqueles vendidos apenas com "receita azul"), os beta-bloqueadores (que são medicações usadas originalmente para arritmias cardíacas) e os agentes anticolinérgicos, como o biperideno.

    Nenhum destes tratamentos tem efeito definitivamente comprovado mas, em casos graves, acaba sendo a saída usar um deles.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procurar um especialista que avalie o caso e possa prescrever algum dos medicamentos que possam inibir os efeitos colaterais dos antipsicóticos que podem provocar acatisia. Os possíveis tratamentos para acatisia são a prescrição de benzodiazepínicos, anticolinérgicos (biperideno) ou betabloqueadores. Cada caso de acatisia deve ser avaliado individualmente para ver qual medicação se adapta melhor com cada caso.

    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
  • A acatisia é resultante de efeito medicamentoso de alguns grupos químicos. Em geral se observam estes efeitos quando a dose eficaz pode estar acima do necessário. O correto é buscar o médico para ajuste da dose que produza menos efeitos adversos, ou o especialista poderá mudar para outro grupo químico que atenda às necessidades do tratamento com efeitos colaterais reduzidos.

    Dr. Paulo Kelbert
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Pelotas / RS