Doutor Responde
Login

Preciso saber como fazer para tratamento de acatisia por medicamento?

Preciso saber como fazer para tratamento de acatisia por medicamento?
  • A acatisia pode ser induzida por vários tipos de medicação, mas o mais comum é que seja desencadeada por medicações antipsicóticas ("neurolépticos").

     

    Existem vários tratamentos: os mais comuns são os benzodiazepínicos (aqueles vendidos apenas com "receita azul"), os beta-bloqueadores (que são medicações usadas originalmente para arritmias cardíacas) e os agentes anticolinérgicos, como o biperideno.

     

    Nenhum destes tratamentos tem efeito definitivamente comprovado mas, em casos graves, acaba sendo a saída usar um deles.

    6
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procurar um especialista que avalie o caso e possa prescrever algum dos medicamentos que possam inibir os efeitos colaterais dos antipsicóticos que podem provocar acatisia. Os possíveis tratamentos para acatisia são a prescrição de benzodiazepínicos, anticolinérgicos (biperideno) ou betabloqueadores. Cada caso de acatisia deve ser avaliado individualmente para ver qual medicação se adapta melhor com cada caso.

    2
    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
  • A acatisia é resultante de efeito medicamentoso de alguns grupos químicos. Em geral se observam estes efeitos quando a dose eficaz pode estar acima do necessário. O correto é buscar o médico para ajuste da dose que produza menos efeitos adversos, ou o especialista poderá mudar para outro grupo químico que atenda às necessidades do tratamento com efeitos colaterais reduzidos.

    1
    Dr. Paulo Kelbert
    Dr. Paulo Kelbert
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Pelotas / RS
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.