Olá. Tenho acatisia e já tentei tudo o que o psiquiatra prescreveu. Akineton, Clonazepam e Propranolol e a acatisia não vai embora. Tomo 20 mg de Zyprexa e e 15 mg de Abilify ao dia. O que fazer? Podem me dar uma luz?

  • Precisa ver primeiro qual a causa da sua acatisia. Vale a pena lembrar que qualquer antipsicótico pode causar acatisia, especialmente estes remédios que você está tomando. Então, diria que o primeiro passo seria a suspensão do Abilify (Aripiprazol) e depois do Zyprexa (Olanzapina) para ver se há melhora da acatisia após a suspensão. O tratamento da acatisia consiste mesmo no uso de drogas betabloqueadoras (como o Propranolol e o Atenolol), Anticolinérgicos e Benzodiazepínicos (como o Clonazepam e o Diazepam). Vale a pena dizer que a acatisia pode ser confundida com ansiedade ou agitação psicótica, então diria que o passo mais importante é esclarecer se o diagnóstico de acatisia está certo. Abraço.

    • Dr. Jefferson Fernandes
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sugiro que reveja com seu psiquiatra outras possibilidades terapêuticas. Provavelmente deverá trocar o antipsicótico que está utilizando. Olanzapina (Zyprexa) costuma provocar pouca acatisia (mas sua dose é alta - 20mg), entretanto, os relatos de acatisia com o Aripiprazol (Abilify) são mais proeminentes.

    • Dr. Jefferson Fernandes
     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • O que você denomina "acatisia" deve ser cuidadosamente avaliado. Trata-se de um efeito colateral, extremamente desagradável, com inquietude e que fazia os pacientes ficarem "marchando". É um efeito dose-dependente, muito comum com os antipsicóticos de "primeira geração" (Haloperidol e similares, como Orap e Semap, e as fenotiazinas mais potentes, como Stelazine e Anatensol). Toda a sua medicação deve ser reavaliada por seu médico, se possível reduzindo doses, mas sempre a critério de seu medico! Melhoras!

    • Dr. Jefferson Fernandes
    Dr. Flavio Jozef
    Psiquiatria
    Psiquiatria Forense
    Rio de Janeiro / RJ
  • Olá.
    Provavelmente é por causa do Abilify. Pede seu médico para trocar.
    Boa sorte.

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG