Um aumento da próstata pode ser perigoso para o paciente acima dos 50 anos?

  • O crescimento da glândula, chamado HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), pode levar a diversos prejuízos na qualidade de vida do homem, tais como: urinar diversas vezes à noite, não conseguir segurar a urina, jato urinário fraco ou entrecortado, dentre outros sintomas. Numa fase mais avançada, pode até mesmo causar uma obstrução mais severa e impedir totalmente a micção necessitando que se passe uma sonda vesical.
    O PSA não consegue estabelecer uma relação precisa com este crescimento, por isso é tão importante o exame de toque retal. Somente após o diagnóstico correto que se pode estabelecer o tratamento adequado.
    Este aumento, pode ser tratado com remédios ou cirurgia, a depender do caso.

  • Sim, entretanto, deve ser graduado em intensidade e sintomas. A consulta com um especialista é o melhor caminho para caracterizar este aumento, seus sintomas, bem como descobrir e tratar alterações da próstata e órgãos relacionados.

    Dr. Alex Sandre José dos Santos
    Urologia
    Betim / MG
  • Sim. O exame preventivo da próstata previne o câncer e também o seu crescimento acelerado (hiperplasia da próstata).

    Dr. André Ramos Sorgi Macedo
    Urologia
    Londrina / PR