Doutor, estou com um cateter duplo já faz 6 meses, ainda estou com um cálculo no canal da urina. Descobri que estou grávida. Antes de descobrir fiz rx e litotripsia. Estou com medo, isso pode prejudicar o feto? Dá malformação? Estou desesperada.

  • Bom dia.
    Quanto ao raio X e litotripsia, há risco potencial ao feto. Discuta sobre isso com seu obstetra.
    O cateter deve ser retirado após a gestação, ok?

    Dr. Jose Perandre Neto
    Urologia
    Toledo / PR
  • Os catéteres ureterais do tipo duplo J devem ser retirados ou trocados no máximo a cada 90 dias. Sim, pode prejudicar a sua gravidez, causando infecção urinária que em último caso pode levar ao aborto ou trabalho de parto prematuro, porém não malformação fetal. A gravidez limita muito as técnicas de exames ou tratamentos que poderiam ser utilizadas. Você deve procurar um urologista o mais breve possível!

    Dr. Leandro Valdir Viecili
    Urologia
    Chapecó / SC
  • Cateter ureteral deve ficar idealmente 3 meses. Precisa tirar. Malformações no feto não tem perigo, mas pode ser fonte de infecção urinária e alterações no parto (parto prematuro, etc.). Seu urologista e obstetra tem que se entender a respeito disso.

    Dr. Homero Gustavo de Campos Guidi
    Urologia