Meu filho já nos disse que usa maconha, às vezes, normalmente no fim de semana quando encontra com amigos. Tem alguns sintomas de uma pessoa que utiliza droga. Exame de sangue pode quantificar se ele usa muito ou pouco da maconha?

  • Não, o teste é usado para nos dizer se a pessoa está usando ou não. O uso de maconha pode causar diversos prejuízos no cérebro de pessoas, principalmente nas pessoas com menos de 24 anos, já que seus cérebros ainda estão desenvolvendo. Pode causar redução da fertilidade e transtornos na área da sexualidade, lentificação do pensamento e das capacidades motoras, também tem grande impacto nos estudos e nas capacidades laborais no futuro. O melhor caminho é uma boa conversa com seu filho, incentivando-o que ele pare de usar essa substância. Outros malefícios também existem. Esses Malefícios podem depender da dose e da fragilidade de cada pessoa. Por ex., um adolescente pode usar muita substância e ter poucos efeitos, e outros usam pouca quantidade e abrem quadros graves de transtornos mentais como esquizofrenia. Espero ter ajudado! Abraço e Bom dia.

    • Dr. Jefferson Fernandes
    Drª. Clarisse Moreno Farsetti
    Psiquiatria
    Psiquiatria Infantil
    Osasco / SP
  • Converse com ele sobre a sua preocupação do uso que ele faz da maconha e, se não houver melhora, leve o mesmo para uma consulta com psiquiatra ou psicólogo (a).

    • Dr. Jefferson Fernandes
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Amigo(a), não. O exame de sangue não acusa. Mas tenta não dar tonalidades muito pesadas a esse fato, porque a experimentação e o uso na adolescência é corriqueiro, sem que isso implique em vício mais tarde ou ingresso em drogas mais pesadas. O bom mesmo é chegar perto o suficiente, pra ele, aos poucos, confiar e se abrir com você.

    Drª. Ana Maria Ferreira Pinto
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Rio de Janeiro / RJ