Gostaria de saber como lidar com adolescente que não quer ir à escola e quando vai acha que não tem nada pra fazer. Sempre sente mal. Levei ao médico, fez todos os exames e não deu nada. Insiste em não estar bem. Obrigado.

  • Olá, a avaliação psiquiátrica é importante para definir se esta atitude está relacionada há algum tipo de transtorno ou não, como: transtorno de aprendizagem, de ansiedade, de humor, de comportamento, do desenvolvimento, etc...

    Dr. Fernando Verçosa
    Psiquiatria
    Garopaba / SC
  • Sugiro uma avaliação psiquiátrica para melhor avaliação do quadro, de preferência um psiquiatra com experiência em lidar com adolescentes.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Você deve levá-lo a um psiquiatra, para avaliar se ele apresenta algum problema como depressão, ansiedade excessiva, déficit de atenção ou outro.

    Entretanto, com frequência este tipo de problema é "apenas" comportamental. Assim, possivelmente, deve ser abordado no contexto de uma psicoterapia, que poderá ser feita por um psiquiatra (se ele tiver alguma formação, nesta área) ou psicólogo clinico.

    Quando abordado sozinho, em terapia individual, com alguma frequência o adolescente reporta somente aquilo que lhe interessa e se esquiva de falar sobre seus problemas escolares e, quando o terapeuta insiste muito, ele muitas vezes passa a apresentar o mesmo comportamento em relação à terapia que apresenta em relação à escola: deixar de ir e dizer que não está funcionando.

    Quando o problema é comportamental, é fundamental os pais participarem da terapia, na forma de uma terapia familiar ou mesmo em separado. Apesar de muitos pais resistirem a esta ideia, aprender a lidar com o comportamento do filho é a principal via para melhorá-lo

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Se ele diz que não está bem, não deve estar mesmo. Provavelmente o mal estar é psicológico ou psicossomático. Procure um profissional de saúde mental para avaliá-lo.

    Drª. Marluce Muniz de Souza Pedro
    Psiquiatria da Infância E Adolescência