Boa tarde. O cisto na mama pode causar dores no braço, como se fosse o nervo?

  • O cisto mamário, quando é simples (possui conteúdo líquido fluido ao exame de ultrassonografia mamária) é classificado como alteração BIRADS 2 ou categoria 2, ou seja, uma alteração benigna das mamas. Cistos mamários são mais frequentes no quadrante súpero-lateral das mamas, em pacientes de meia idade e podem eventualmente atingir o tamanho de alguns centímetros, principalmente nas fases pré-menstruais. Nesta situação, de acordo com sua localização, pode ocorrer compressão de nervos sensitivos locais causando dor mais intensa, normalmente do tipo queimação ou ardência. O nervo que mais frequentemente, quando acometido por algum quadro inflamatório local, causa dor irradiada para o braço, é o nervo intercostobraquial. Desta forma, pode ser que o quadro referido tenha como causa um cisto mamário ou algum outro tipo de quadro inflamatório do próprio nervo citado. É recomendado que você busque uma avaliação médica para o correto esclarecimento do sintoma.

    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Mastologia
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Não. O cisto na mama quando grande, maior que 3 cm, poderá causar dor local na mama, mas não irá irradiar para o braço.

    Dr. Cristiano Steil da Silva
    Mastologia
    Balneário Camboriú / SC