Boa tarde! Gostaria de saber em quais casos é indicada a biópsia mamária, porque estou com secreção amarelada clara na mama D e, há uns 30 dias, saiu sangue (apenas um dia). Minha prolactina está ok e minha médica disse que será preciso biopsiar.

  • Prezada paciente, um caso de descarga papilar persistente, deve ser investigado com uma biópsia designada como ressecção de ductos principais da mama. Normalmente, através de uma cirurgia com uma incisão ao redor da aréola mamária. Antes de seguir para este procedimento, é necessário realizar exames de imagem como mamografia e ultrassonografia da mama para verificar sobre a existência ou não de lesões mamárias associadas ao quadro de descarga papilar. Caso existam uma biópsia direcionada para tal lesão, guiada por imagem é mais apropriada.

    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Mastologia
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Primeiramente é necessário avaliar exames de imagem (mamografia, ultrassom, ressonância) para definir se há algum nódulo que possa ser a causa deste derrame papilar sanguinolento; após analisar os exames, o mastologista irá avaliar a necessidade e a melhor maneira de biopsiar.

    Dr. Cristiano Steil da Silva
    Mastologia
    Balneário Camboriú / SC