Qual a forma mais adequada para tratar infecção causada por mordida de gato com suspeita de esporotricose. Já tomei 14 comprimidos de cefalexina 500mg, mas não está melhorando. Já se passou um mês da mordida.

  • A esporotricose é uma doença causada por um tipo de fungo para o qual a cefalexina não teria efeito, pois este medicamento só tem ação contra bactérias. O tratamento específico para esporotricose não é simples e necessita acompanhamento médico durante todo o tratamento até alguns meses depois, pois pode haver reativação da doença. O melhor antifúngico para tratamento tem uma série de contraindicações e pode não funcionar dependendo do tipo de alimentação do paciente. O tempo de tratamento é geralmente longo, e varia de acordo com as características da lesão inicial e evolução do paciente. Sugiro que procure um infectologista ou dermatologista e, quando for marcar a consulta, pergunte se o médico tem experiência neste tipo de doença.

    Dr. Thiago Leandro Mamede Nascimento
    Infectologia
    Rio de Janeiro / RJ