Depois de ter usado sonda, adquiri uma bactéria Klebsiella pneumoniae. Qual o tratamento correto a seguir?

  • É comum o aparecimento de bactéria na urina após o uso de sonda, mas nem sempre é necessário tratar com antibiótico. A indicação de tratamento vai depender do sintoma, além de algumas condições especiais como histórico de cirurgia com envolvimento do trato urinário e gravidez, por exemplo. Quando indicado, o tratamento é feito com antibiótico, que deve ser escolhido de acordo com o antibiograma (quando disponível), dependendo ainda da presença de complicações clínicas como pielonefrite e gestação, por exemplo. Sugiro que converse com seu médico sobre o resultado e, se tiver alguma dúvida que ele não saiba esclarecer, pode procurar a ajuda de um urologista, nefrologista ou infectologista.

    Dr. Thiago Leandro Mamede Nascimento
    Infectologia
    Rio de Janeiro / RJ