Cobreiro: isso é um vírus, um fungo ou uma bactéria?

  • O Herpes Zoster (popularmente conhecido com "cobreiro") é uma infecção causada pelo vírus chamado "Varicela Zoster" (VZV), que por sinal é o mesmo que causa a varicela/catapora na infância.

    Apesar de sairmos "curados" da varicela, o VZV fica dormente em nosso organismo por vários anos.

    Quando a imunidade fica menos ativa (seja por doenças que afetam a imunidade, uso de certas medicações ou pelo próprio envelhecimento) este vírus pode reativar na forma de Herpes Zoster / "cobreiro", que nada mais é que uma manifestação localizada deste vírus no trajeto de algum nervo da pele.

    É uma doença que na maioria das vezes resolve espontaneamente, porém tem tratamento - sendo que este, quanto mais precoce for instituído, mais rápida é a melhora do quadro e menores são as chances de persistir a dor no local afetado.

    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR
  • A doença conhecida popularmente como ``cobreiro`` é o Herpes zoster.
    Trata-se da reativação do varicela zoster vírus, que é o vírus da catapora que a pessoa deve ter apresentado na infância e se reativa em um momento de deficiência da imunidade.
    Apesar de poder se resolver espontaneamente em alguns casos, se não for tratado de forma adequada e precoce pode evoluir com neuralgia pós-herpética que é uma sequela grave e bastante incômoda.
    Então se tiver com sintomas ou conhecer alguém que tenha os sintomas, procure o quanto antes possível um infectologista.
    É importante saber que já existe para os idosos vacina para a prevenção da doença.

     Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Infectologia
    Infectologia Pediátrica
    Marília / SP