Boa noite. Estou grávida de 7 meses e meu filho está com uma cardiopatia muito grave. O lado direito dele praticamente não existe. Os médicos não me deram nenhuma esperança. Quero saber si tem como operar e curar meu filho. Tenho 2 semanas.

  • Olá. Seriam necessários mais dados pra dar uma resposta com mais certeza. Mas, só com o que você descreve, eu imagino que sejam possíveis alguns procedimentos paliativos, isto é, que ajudariam seu bebê a sobreviver por algum tempo. É importante que o parto seja realizado em algum local que tenha todo o suporte para o bebê, ou seja, uma UTI neonatal preparada para atender pacientes cardiopatas, com uma equipe que já esteja informada sobre o diagnóstico. Converse sobre isso com o seu obstetra.

    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
  • O ideal é que seu filho nasça em um hospital com recursos avançados em cirurgia cardíaca pediátrica. Ele será avaliado por especialistas que poderão dizer se o defeito cardíaco é compatível com a vida e realizar o procedimento cirúrgico adequado.

    Drª. Marylane Christian Feitosa Dantas
    Cardiologia
    Joinville / SC
  • Boa noite,

    Para fazer uma avaliação mais completa é necessário que tenhamos mais dados sobre o seu ecocardiograma fetal.

    Os diagnósticos mais prováveis são atresia tricúspide, atresia pulmonar ou eventualmente anomalia de Ebstein.

    De qualquer forma, toda patologia cardíaca estrutural é passível de tratamento, desde que isso seja feito por médicos habilitados e em hospital que tenha os recursos necessários.

    Estamos à disposição pelo telefone (11)3297-9007.

    Um grande abraço,

    Prof. Dr. Moise Dalva

    Dr. Moise Dalva
    Cardiologia Pediátrica
    Cirurgia Cardiovascular
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Só uma equipe de cirurgia cardíaca especializada em operar recém-nascidos pode dar esta resposta.

    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
  • Olá, caso seja isso mesmo... o lado direito é bastante pequeno, o bebê precisa nascer em um hospital de referência em cirurgia cardíaca pediátrica. Outro ponto, existem várias situações de doenças cardíacas onde existe essa diminuição do lado direito do coração. Quando o bebê nascer ou mesmo durante os exames de ecocardiografia fetal, é possível prever e decidir qual intervenção (cirurgia ou medicação) o bebê vai precisar quando nascer, ou se vai esperar um pouco mais até fazer alguma cirurgia. O seu bebê tem sim esperanças e existem várias crianças que passam por procedimentos complexos e ficam super bem. Procure um centro de referência em cardiologia pediátrica.

    Drª. Caroline de Moraes Oliveira
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Novo Hamburgo / RS