Tive uma relação e o preservativo estourou, preocupado, qual exame devo realizar?

  • O ideal é agendar uma consulta com o urologista para que ele possa conhecer maiores detalhes de sua história, examinar e pedir os exames necessários. Caso não tenha acesso, os centros de saúde têm um programa de testes para doenças sexualmente transmissíveis que aborda as doenças mais importantes e o médico generalista tem treinamento para ajudá-lo.

    • Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Alex Sandre José dos Santos
    Urologia
    Betim / MG
  • Bom dia! Existe risco de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nas relações sexuais sem uso de preservativo ou quando o mesmo estoura, assim os principais exames a serem realizados são as sorologias para sífilis (VDRL), hepatite B (HBsAg), Hepatite C (anti-HCV) e HIV (Elisa para HIV 1 e 2). Qualquer médico pode solicitar tais exames, porém cabe lembrar que existe um período após uma eventual contaminação para que o exame se torne positivo, como ocorre com o exame de HIV que deve ser repetido após período de 6 a 10 meses.

    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Se não apresentou nenhuma lesão no pênis ou corrimento uretral, precisa apenas realizar exames das doenças que podem não causar sintomas (como HIV, hepatites...). Procure um urologista.

    Dr. Vinicius Rubin
    Urologia
    Chapecó / SC