Estou com dor para urinar, não consigo urinar todo o xixi. Tirei há 3 meses pedra no rim pelo ureter, não consigo dormir direito.

  • BOM DIA. NECESSITA DE CONSULTA MÉDICA PARA ADEQUADA AVALIAÇÃO DO CASO.

    Dr. Jose Perandre Neto
    Urologia
    Toledo / PR
  • PRECISA SER AVALIADO(A) QUANTO A POSSIBILIDADE DE CÁLCULO RENAL/URETERAL E TAMBÉM DE INFECÇÃO URINÁRIA. NÃO É NORMAL O QUE TEM SENTIDO. ATT.

    • Dr. Massimo Colombini Netto
  • A disúria abrange sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato genitourinário.

    Entre os sintomas englobados no termo disúria, estão dor, ardência, pontada, queimação, desconforto e sensação de peso ao urinar. Esses sintomas podem ser causados principalmente por inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, mas também podem ser motivados por inflamações em próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero.

    Podem causar disúria:
    Infecção do trato urinário, é a causa mais comum.
    Cistite, na bexiga, ou pielonefrite, nos rins, e é causada por bactérias.
    Cálculo renal pode causar dor ao urinar quando a pedra passa pela uretra.
    Uretrite é a inflamação da uretra e normalmente também é causada por bactérias.
    Irritação da uretra por produtos químicos também pode causar dor.
    Epididimite, a inflamação do epidídimo, pode ser dolorosa também.
    Vulvovaginite é a infecção da vagina, que pode ser causada por bactéria, fungo ou protozoário.

    Não é recomendado o uso de remédios para controle de sintomas sem prescrição médica, como Pyridium® (fenazopiridina), pois este mascara o desconforto e pode atrasar o tratamento adequado. O tratamento mais adequado deve ser prescrito por médico, após diagnosticada a causa do sintoma.

    • Dr. Massimo Colombini Netto
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE
  • Fazer um exame de urina com cultura e antibiograma se necessário o quanto antes.

    Falar com seu médico para iniciar com algum antibiótico após esta coleta.

    Drª. Rossana May de Liz
    Clínica Médica
    Pneumologia
    Caxias do Sul / RS