Doenças Reumáticas

Descrição

Transtornos do tecido conectivo, especialmente articulações e estruturas relacionadas, caracterizados por inflamação, degeneração e alteração metabólica.

Também conhecido como

Reumatismo - Entesopatia

Ver mais

Perguntas respondidas

Tenho 29 anos, devido a muitos movimentos repetitivos, fiquei com dores que não acabam mais. Nos punhos, cotovelos, nos dedos, muito formigamento, até parece que está queimando... já não sei o que fazer... Além disso, muitas dores nos joelhos.
  • Qual o diagnóstico que lhe deram e os tratamentos propostos? Cessar a causa é importante, bem como fisioterapia bem feita. Ter certeza que não há síndrome de desfiladeiro torácico ou síndrome do túnel do carpo, diagnósticos vistos por médico em exame físico.

    Dr. Carlos Alberto Von Muhlen
    Reumatologia
    Porto Alegre / RS
  • Bom Dia.

    - Felicidades.

    - A causa da fibromialgia e afins é uma alteração da tonicidade muscular.

    - Aliviar as dores só cronifica os problemas.

    Uma consulta é fundamental.

    Dr. Dário José Duarte
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
Resultado de exame: padrão misto nuclear pontilhado e aparelho mitótico tipo ponte intercelular Título 1:80 Alguém pode me informar o que isso quer dizer?
  • Bom dia! Os exames complementares apenas possuem sentido em serem interpretados juntamente com os dados de exame físico e principalmente da história clínica, falta ainda especificar exatamente qual o exame laboratorial possui esse padrão referido na pergunta. Porém, possivelmente se trata de imunofluorescência indireta com pesquisa de auto-anticorpos pesquisa do Fator Anti-Nuclear (FAN HEp2), assim o melhor é procurar um bom profissional que, tendo maiores detalhes, poderá te orientar adequadamente, visto que pode ser desde uma doença que precisa de cuidados até um resultado de exame "falso positivo" que nada significa. A título de conhecimento, o padrão de aparelho mitótico tipo ponte intercelular pode ser encontrado no Lúpus Eritematoso Sistêmico e na Doença Mista do Tecido Conjuntivo, outros anticorpos ainda não bem definidos podem gerar o mesmo padrão e justificar o resultado referido sem qualquer repercussão clinica.

    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O título 1:80 é muito baixo e encontrável facilmente em pessoas normais. O exame deve ser interpretado por quem o solicitou, à luz de seus sintomas clínicos.

    Dr. Carlos Alberto Von Muhlen
    Reumatologia
    Porto Alegre / RS
  • Boa Tarde.

    - Resultados de exames tem valor se associados a uma avaliação clínica.

    - As palavras utilizadas são técnicas e devem ser avaliadas se possível pelo Médico solicitante.

    - Faça o retorno se possível ou agende consulta.

    Abraços.

    Dr. Dário José Duarte
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
Existe alimentação adequada que possa amenizar os sintomas do reumatismo?
  • Existe sim! Alimentos de origem vegetal, tais como verduras, legumes e frutas, são muito benéficos quando incluídos na dieta, pois tendem a diminuir a necessidade e, por conseguinte, o consumo de alimentos de origem animal, sendo que isso é válido particularmente para o caso de reumatismo pelo aumento do ácido úrico. Porém, de qualquer modo, a presença desses alimentos vegetais na dieta auxiliam ao bom equilíbrio orgânico e melhoram o funcionamento das articulações, o que deste modo, pode aliviar os sintomas de diversos tipos de reumatismo, incluindo a fibromialgia.

    Dr. Paulo Venturelli
    Homeopatia
    Curitiba / PR
  • Procure uma alimentação saudável, verduras, legumes, frutas. Evite o máximo sal, açúcar e gordura.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Reumatismo é um termo genérico para designar toda causa de dor aguda ou crônica que acomete as articulações e músculos, pode ser autoimune, degenerativo, metabólico, etc. e a melhor forma de abordagem é você consultar seu médico de confiança para te orientar e prescrever o tratamento mais adequado, baseado na causa, porém, de um modo geral, a dieta não faz parte do tratamento, que é multidisciplinar incluindo medicamentos, exercícios, etc.

    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Clínica Médica
    Hematologia E Hemoterapia
    Patos de Minas / MG
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br