Tenho insônia muito pesada e me sinto estranho como se estivesse sempre em um sonho. Não tomo remédios de nenhum tipo, nem uso nenhum tipo de droga. Algumas noites tenho surtos de angústia e medo sem explicação. É horrível. O que devo fazer?

  • Bom dia, para ter um sono reparador (durante o sono temos uma glândula chamada Hipófise no cérebro que controla várias substâncias que irão atuar progressivamente na melhora do funcionamento do seu corpo no dia seguinte e consequentemente melhorarão o seu sono no dia seguinte e isso é um processo que se repete, então, corrigir distúrbios do sono é um processo progressivo em evolução a cada noite de sono. Se cuidarmos bem de nossa hipófise, com melhora de hábitos que a perturbem durante o sono, teremos a cura da nossa insônia. Por exemplo, dormirmos num quarto que tem claridade e barulho, estimula a hipófise, nessas circunstâncias teríamos que usar um Tapa-olhos e um tapa-ouvidos (talvez de silicone), experimente isso e mantenha, ficará surpreso com o resultado.

    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
  • Tente fazer uma boa higiene do sono (dormir em quarto escuro e sempre no mesmo horário, evitar estimulantes à noite) e se não funcionar, procure um psiquiatra. Além de insônia, pode ser que você tenha um quadro de ansiedade ou depressão.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A insônia tem muitas causas, incluindo doenças clínicas ("físicas") como, por exemplo, o hipertireoidismo e psiquiátricas (depressão e ansiedade sendo as mais comuns). O tratamento da insônia depende da causa. Geralmente, com o tratamento há uma melhora acentuada da insônia ou seu desaparecimento.
    Quando, tratadas as causas, a insônia não desaparece (ou quando não se encontra nenhuma causa específica), um dos tratamentos mais eficazes é a higiene do sono.

    A sensação de estar em sonho se chama "desrealização" e pode ocorrer em vários quadros psiquiátricos (novamente, ansiedade é um exemplo) ou mesmo em enxaquecas.

    Você deve procurar um(a) psiquiatra para fazer um diagnóstico correto e tratar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria